top of page
  • Foto do escritorDapes Investimentos

PGBL: Entenda o que é e como funciona o Plano Gerador de Benefício Livre.

Atualizado: 16 de ago. de 2021


Muita gente não sabe, mas a sigla PGBL significa “Plano Gerador de Benefício Livre”. Um tipo de plano de previdência privada indicado para quem entrega a declaração completa do imposto de renda e contribui para a previdência pública.


No artigo de hoje, mostraremos detalhadamente o que é o PGBL, seu rendimento, riscos, e também se vale a pena ter um título desse tipo para complementar sua renda no futuro.


O que é PGBL?


Essa sigla é utilizada para se referir ao Plano Gerador de Benefício Livre, modalidade de previdência particular que muitos brasileiros possuem ou têm interesse em adquirir.


Essa é uma das principais formas de investimento em previdência privada hoje no Brasil.


Para entender se isso faz sentido para você como investimento, é preciso entender como você declara o Imposto de Renda. Modelo completo ou simplificado? Essa pergunta faz sentido porque a grande vantagem associada ao PGBL diz respeito à desoneração fiscal.


O Que é Previdência Privada?


Previdência Privada é uma aposentadoria que não está ligada ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os fundos de previdência se parecem com os fundos de investimentos comuns com uma diferença: sua finalidade é ser um meio para os investidores construírem renda extra para projetos futuros, como uma forma de reforço para a aposentadoria oficial.


Existem dois tipos de fornecimento de Previdência Privada: Pode ser fechado, que são oferecidos por empresas apenas aos seus funcionários por meio de uma fundação, bancos ou corretoras, através de uma seguradora


Tributação dos planos de previdência privada


O principal imposto que incide sobre os planos de previdência privada é o Imposto de Renda. Existem duas modalidades de tributação:


tabela progressiva: estabelece o desconto do Imposto de Renda conforme o valor sacado, aliado à própria faixa de imposto de renda do investidor.


(Tabela do IR – Rendimento anual - fonte: blog magnetis)


  • tabela regressiva: começando em 35%, sendo possível, após 10 anos, pagar 10% de IR no resgate - algo que nenhum investimento tributável oferece.


Tipos de Previdência Privada: PGBL X VGBL


A principal diferença entre os dois termos está ligada ao perfil de cada investidor.


Tanto PGBL quanto o VGBL podem servir para complementar a renda do investidor no futuro, visto que ambos os planos concedem ao investidor o direito de solicitar renda mensal (por prazo determinado ou vitalícia).


PGBL é destinado a investidores assalariados que possuam renda bruta tributável, ou seja, ao ganhar o salário, já pague na fonte impostos. Diferentemente de um empresário, por exemplo, que muitas vezes recebe via dividendos (já líquido em conta).


As principais diferenças são que no PGBL você pode contribuir até 12% da renda bruta tributável anual para o diferimento de imposto de renda, porém os impostos no resgate serão sobre o valor completo, e não só sobre os rendimentos, como é no VGBL. Ainda assim, é um plano que vale muito a pena. Já para investidores sem renda bruta tributável, o VGBL que será o mais adequado.


O VGBL é sugerido para quem não declara Imposto de Renda ou faz a declaração simplificada. A vantagem dele é que, no momento do resgate, o desconto do Imposto de Renda só é feito sobre os rendimentos. Isso quer dizer que o valor que você depositou, as contribuições, ficam livres desse desconto


No PGBL, os pagamentos mensais podem ser diferidos na declaração anual de Imposto de Renda, que não ocorre no plano de previdência privada VGBL. No VGBL o IR incide só sobre a rentabilidade, como no fundo de investimentos.


Vantagens e Desvantagens do PGBL


Antes de pensar em investir, entenda se esse produto financeiro se encaixa na sua carteira.


Vantagens do PGBL - O que faz muitas pessoas optarem por PGBL é a possibilidade de diferir até 12% da renda tributável que a pessoa obteve em um ano.


Você pode diminuir a base de cálculo que será apurado o IR a ser pago, fazendo com que o total do tributo também seja reduzido. Além do fato de o título não entrar no inventário. Ou seja, caso seu titular venha a falecer, o dinheiro é automaticamente direcionado para seus beneficiários, nomeados no momento em que o contrato foi fechado.


Desvantagens do PGBL - Uma desvantagem presente nesse tipo de investimento é a incidência das taxas de administração e de carregamento que podem atrapalhar o rendimento final da aplicação: conosco não existe taxa de carregamento!


Além disso, no PGBL, mesmo que o Imposto de Renda incida sobre todo o montante acumulado e não somente sobre o rendimento, vale a pena.


Vale a pena investir no PGBL?


Antes de decidir se o PGBL vale a pena, você deve lembrar que este é um tipo de investimento interessante. Ele oferece um nível de risco que pode ser baixo, pode ser alto.


É necessário estudar muito bem essa alternativa, escolhendo instituições financeiras sólidas e confiáveis.


Uma previdência privada é sempre vinculada à um fundo de investimento, que por sua vez pode ser de renda fixa, renda variável, uma mescla e etc. Nada mais é que um fundo de investimento com algumas regras tributárias e com limites de alocação diferentes.


Converse com um assessor de investimentos para saber se esses investimentos correspondem ao seu perfil de investidor, através de um plano de investimentos, sempre alinhado com seus objetivos de curto, médio e longo prazo.


Na hora de pensar em investir em previdência privada, ou em outros tipos de ativos financeiros, conte com a Dapes para te auxiliar nesse processo! Saiba mais.



INVESTIMENTOS PREVIDÊNCIA PRIVADA. BTG. Disponível em: <https://www.btgpactualdigital.com/blog/investimentos/pgbl-ou-vgbl-qual-plano-de-previdencia-privada-e-melhor>. Acesso em: 12 nov. 2020.


PGBL: O PLANO DE PREVIDÊNCIA QUE PODE SER ABATIDO NO IMPOSTO DE RENDA. INFOMONEY. Disponível em: <https://www.infomoney.com.br/guias/pgbl/>. Acesso em: 12 nov. 2020.


TABELA PROGRESSIVA X TABELA REGRESSIVA NA PREVIDÊNCIA PRIVADA: QUAL É A DIFERENÇA. BLOG MAGNETIS . Disponível em: <https://blog.magnetis.com.br/tabela-regressiva-tabela-progressiva/>. Acesso em: 12 nov. 2020.



75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page