top of page
  • Foto do escritorDapes Investimentos

Renda passiva: entenda o que é e quais os principais ativos de renda passiva.


A renda passiva funciona como uma ótima maneira de ajudar a gerar fluxo de caixa extra para necessidades financeiras contínuas.


A beleza da renda passiva é que, mesmo com um emprego principal, você ainda pode receber dinheiro por meio de outras fontes de renda.


No entanto, a única maneira de gerar renda passiva utilizável é construindo uma carteira de investimentos tributáveis, que inclui o investimento em imóveis, investimentos alternativos e muito mais.


Neste artigo, entenda o que é renda passiva, quais as principais fontes, seus ativos e mais.


Boa leitura!


O que é renda passiva?


A renda passiva inclui rendimentos regulares de uma fonte diferente de um empregador ou contratado. A receita passiva pode vir de duas fontes: aluguel de imóveis ou um negócio do qual não se participa ativamente, como o recebimento de royalties ou dividendos de ações.

Muitas pessoas pensam que a renda passiva consiste em obter algo em troca de nada, mas ela também envolve algum trabalho adicional ao longo do caminho.


Os fluxos de tal renda exigem um investimento inicial e muito incentivo no início. Depois de algum tempo e trabalho árduo, esses fluxos de receita começam a se formar e são capazes de se manter, trazendo uma receita consistente sem muito esforço de sua parte.


E se você estiver comprometido com a estratégia, pode ser uma ótima maneira de gerar receita e você criará alguma segurança financeira extra para si mesmo ao longo do caminho.


O que é viver de renda passiva?


Viver de renda passiva é ganhar dinheiro a partir da sua valorização.


Por exemplo, durante anos, você contribuiu com um fundo que foi rendendo juros durante todo o período que esteve ativo. Quando você se aposentar e resgatar o seu investimento, vai ver que ele aumentou e muito de valor, permitindo que você viva em função dele por um bom tempo.


Renda passiva X Renda ativa


Ao contrário da renda passiva, a renda ativa é obtida por meio de atividades contínuas, como salário, comissões, serviços prestados e outros. Já a renda passiva, é obtida de forma garantida, sem necessariamente envolver um trabalho ou esforço para conquistá-la.


Quais são as principais fontes de renda passiva?


Basicamente, existem duas maneiras gerais de gerar renda passiva, sendo elas por meio de:


Investimentos: é necessário aplicar recursos financeiros em investimentos do mercado financeiro para que, com o tempo, a renda passiva dessas aplicações aumente.


Emprego de trabalho: utiliza o emprego de seu trabalho para gerar “máquinas” de geração de renda passiva. Ou seja, ferramentas que demandam trabalho para serem criadas e iniciadas, mas que, após um determinado período, já são capazes de gerar renda de forma passiva.


Exemplos de ativos de renda passiva


1. Ações


Investir em ações significa adquirir pequenas partes de uma empresa e se tornar sócio dela, dessa forma o investidor compartilha dos ganhos que a empresa adquire ao longo do tempo.


2. Fundos imobiliários


Os fundos imobiliários aplicam seu dinheiro em empreendimentos do setor, como imóveis de perfil residencial, shoppings, galpões logísticos e também em outros fundos.


3. Fundos multimercado


Esse é outro tipo de fundo de investimento que, como os mobiliários, são negociados em cotas. Os fundos multimercado são uma boa opção para quem quer diversificar seus investimentos, eles são divididos de acordo com a estratégia, podendo ser de alocação, estratégia ou investimentos no exterior.


4. Fundos de índice – ETFs


ETFs são Exchange Traded Funds, um tipo de fundo de índice - por exemplo BOVA11, que referencia o Índice Ibovespa (IBOV). Ao comprar um ETF, o investidor se expõe no mercado de forma indireta, sendo uma boa alternativa para quem está iniciando no mercado.


5. BDRs


BDRs são os Brazilian Depositary Receipts, uma espécie de certificado que representa na bolsa brasileira a ação de uma empresa estrangeira que não é negociada por aqui. Isto é, uma forma mais fácil de ter uma parte das suas aplicações no exterior, sem precisar abrir conta em uma corretora estrangeira.


Quer conhecer mais sobre esses ativos que geram renda passiva e saber como você pode utilizar essa informação para montar a sua carteira de investimentos? Converse com um de nossos assessores.


Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre as atualizações do mercado financeiro? Compartilhe e acompanhe esses e outros temas deste universo através das redes da Dapes Investimentos.



ativos | renda passiva | ativos de renda passiva | dividendos | royalties | renda ativa


FONTES:


1. Viver de renda: saiba de quanto precisa, como se organizar e onde investir

Fonte: (https://valorinveste.globo.com/objetivo/hora-de-investir/noticia/2021/05/28/viver-de-renda-saiba-de-quanto-precisa-como-se-organizar-e-onde-investir.ghtml)


2. OS 5 MELHORES INVESTIMENTOS PARA VIVER DE RENDA PASSIVA

Fonte: (https://www.youtube.com/watch?v=64BOLMEFg8A)


3. 2 OPÇÕES para VIVER DE RENDA PASSIVA (Monte a sua CARTEIRA assim)

Fonte: (https://www.youtube.com/watch?v=JEwHhhpae00)


4. 7 FONTES DE RENDA PASSIVA PARA VIVER DE RENDA EM 2020!

Fonte: (https://www.youtube.com/watch?v=b91EW8Wk2Dc)


5. 30 MELHORES Fontes de Renda Passiva para Ganhar Dinheiro

Fonte: (https://www.nucleoexpert.com/como-ganhar-renda-passiva/)


6. Renda Passiva: O que é, melhores ativos e como investir

Fonte: (https://blog.clear.com.br/renda-passiva/)

64 visualizações0 comentário
bottom of page