top of page
  • Foto do escritorDapes Investimentos

O que são os índices MSCI? Entenda sua influência sobre o mercado financeiro.


Os índices financeiros são importantes pois oferecem uma maneira de avaliar o desempenho dos seus investimentos e de comparar com outros negócios semelhantes.


Eles medem a relação entre dois ou mais componentes e são usados ​​de forma mais eficaz quando os resultados de vários períodos são comparados.


Através dos índices MSCI, grandes gestores e investidores pelo mundo se baseiam e estabelecem um parâmetro para os seus investimentos.


Os índices MSCI são considerados importantes termômetros dos mercados financeiros mundialmente.


Neste artigo, entenda a importância por trás dos índices MSCI e como eles ajudarão você a ter uma maior dimensão do mercado de ações pelo mundo.


Boa leitura!


O que é?


MSCI é a sigla para Morgan Stanley Capital International, uma empresa americana de análises do mercado financeiro que produz índices das principais ações do mundo, acompanhados por grandes gestores por trazerem uma dimensão significativa sobre o mercado de ações a nível mundial.


É uma empresa que atua em Nova York como fornecedora global de ações, instrumentos de renda fixa, fundos de hedge de índice e ferramentas de análise de portfólio.


A empresa calcula e publica os índices MSCI BRIC, MSCI World e MSCI EAFE, usados como referências de performance em diferentes setores do mercado financeiro.


Quando estes índices são publicados e atualizados pela Morgan Stanley, os investidores e gestores dos fundos acompanham sua carteira como sugestão de investimento ideal.


Mas não é à toa a grande influência da Morgan, seus índices já alcançam uma taxa de precisão de 99,8% das suas sugestões.


Como funciona para os investimentos?


Os índices MSCI servem como linhas referenciais, como benchmark, onde os investidores seguem como referência na hora de escolherem as melhores ações e os administradores de fundos criarem os ETFs (Exchange Traded Funds) simulando a carteira teórica do índice.


O MSCI Global, por exemplo, é considerado um dos índices mais famosos e o MSCI Brasil conta somente com ações brasileiras.


Confira a seguir:


Quais são os principais índices?


Como os índices MSCI são segmentados para seguirem de acordo com os diferentes mercados, cada índice é composto a partir de características em comum.


Entenda cada um deles:


MSCI World


Considerado um dos índices mais famosos, de atuação global ou em países desenvolvidos e composto por ações de empresas de médio e grande porte.


MSCI ACWI


O ACWI é o principal índice de ações globais da MSCI e o mais abrangente de todos, que acompanha o desempenho de ações de pequena a grande capitalização, são 23 mercados desenvolvidos e 27 emergentes, com mais de 3.000 ações representadas.


MSCI ESG


ESG significa Environmental, Social and Corporate Governance, é um índice projetado para medir a resiliência de uma empresa a riscos ambientais, atribuído a empresas que criam políticas de redução de impactos socioambientais.


MSCI Emerging markets


O Emerging Markets lista componentes de 24 economias emergentes, ao todo, são 26 países acompanhados pelo índice, como é o caso do Brasil, Chile, Egito, Índia e África do Sul.


MSCI Brazil


Esse índice acompanha apenas ações brasileiras, são 56 médias e grandes empresas.


Por se tratarem de carteiras teóricas, o investidor não consegue investir no MSCI, mas sim nas empresas que eles listam, ou nos fundos ETFs.


Como influenciam no valor das ações?


Devido a sua grande influência no mercado, quando a Morgan Stanley altera a composição da carteira teórica de um de seus índices, as ações envolvidas podem sofrer mudanças positivas ou negativas em seus valores.


Quer conhecer mais sobre esse índice e saber como você pode utilizar essa informação para montar a sua carteira de investimentos? Converse com um de nossos assessores.


Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre as atualizações sobre o mercado financeiro? Compartilhe e acompanhe esses e outros conteúdos sobre o mercado através das redes da Dapes Investimentos.



FONTES:

  1. O que é o índice MSCI?


  1. O que são os índices MSCI? Entenda por que grandes gestores estão sempre de olho neles


  1. O que é o MSCI, o índice que derrubou duas ações e fez a B2W saltar mais de 3%


  1. MSCI: saiba como é medido o desempenho das bolsas de valores


  1. O que é MSCI?


102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page