• Dapes Investimentos

Qual a importância do cenário econômico para os investimentos?

Atualizado: 24 de dez. de 2021

No mercado financeiro, existe uma relação entre indicadores econômicos, bolsa de valores e oportunidades de investimento. Tudo isso está ligado ao cenário econômico, mas qual a real importância dele para os investimentos?⠀


Compreender o cenário econômico é fundamental para qualquer investidor que esteja interessado em tomar as melhores decisões no que se refere aos seus investimentos.


Também é fundamental saber o que você deve considerar na hora de investir. Afinal, suas escolhas precisam ser embasadas para que seja possível alcançar os resultados desejados.


No artigo a seguir, entenda qual é a relevância do cenário econômico nos investimentos. Boa leitura!


índice:


  1. Entendendo o cenário econômico

  2. O que avaliar sobre o cenário econômico atual?

  3. Como definir onde investir?


Entendendo o cenário econômico


O cenário econômico pode ter impactos em suas finanças e planejamento, mas não precisa definir como será a sua tomada de decisão. É importante buscar o equilíbrio, porque atrelar a tomada de decisão às variações do cenário econômico pode gerar altos custos.⠀


Por isso, o investidor deve estar sempre atento ao que acontece à sua volta, até mesmo para aproveitar possíveis oportunidades de investimento e se proteger de possíveis ciclos desfavoráveis para determinado tipo de ativo.


O que avaliar sobre o cenário econômico atual?


Para entender qual o impacto da situação econômica para os investimentos, é preciso saber quais elementos influenciam no resultado. Confira alguns indicadores desse cenário econômico:


Selic


A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia. Ela é definida a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (Bacen). O comitê pode escolher mantê-la, aumentá-la ou reduzi-la.


Quando está elevada, favore ativos pós-fixados, como CDB's atrelados ao CDI (que está diretamente ligado a SELIC)


Quando está baixa, facilita o consumo e busca ajudar o desenvolvimento econômico.


IPCA


O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é a taxa oficial de inflação do Brasil. Quanto maior for o índice IPCA, maior é a inflação e, portanto, a perda de poder de compra e do valor do dinheiro no tempo.


PIB


O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, por sua vez, mede todas as riquezas acumuladas no ano pelo país. Ele é considerado a medida de avanço da economia e indica se houve crescimento, estagnação ou recessão.


Dependendo da perspectiva econômica para esses indicadores, são tomadas medidas diferentes para reverter resultados negativos ou consolidar um bom desempenho. Logo, a atratividade dos investimentos tende a flutuar com a situação econômica do Brasil.


Como definir onde investir?


Ao investir, é necessário entender como funciona o mercado financeiro, conhecendo seus produtos e os riscos para que bons resultados sejam alcançados. Confira, a seguir, as condições ideais do cenário para cada prazo de investimento:⠀

1. Curto Prazo: a conjunção de fatores faz com que a previsibilidade e menor volatilidade sejam mais importantes do que os rendimentos. Assim, os produtos mais adequados costumam ser os de renda fixa e o cenário econômico tem menor relevância para sua decisão.⠀

2. Médio Prazo: pode estar mais ligado ao cenário econômico de momento, porém o prazo não é grande o bastante para que os juros compostos tenham capacidade de gerar um elevado acúmulo patrimonial. A tomada de decisão pode explorar alguns aspectos, mas os impactos são limitados.⠀

3. Longo Prazo: para prazos muito extensos, os efeitos do cenário econômico podem não ser tão drásticos nos investimentos. A situação da economia brasileira costuma ter os riscos diluídos em todo o período. Assim, o desempenho atual está mais atrelado à acumulação de resultados.⠀

Em resumo, o cenário econômico pode ter impactos nas suas finanças e no seu planejamento, mas não precisa definir como será a sua tomada de decisão. Ao avaliar seu perfil e objetivos, é possível compor uma carteira mais efetiva e alinhada com sua realidade.


Possuir uma assessoria de investimentos favorece muito o investidor, que muitas vezes não dispõe de tempo para acompanhar diariamente sua carteira de investimentos, principalmente em um cenário de alta volatilidade e possíveis recessões que o mercado financeiro pode enfrentar.


Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre as atualizações do mercado financeiro? Compartilhe e acompanhe esses e outros temas deste universo através das redes da Dapes Investimentos.


#investimentos #economia #cenarioeconomico #tomadadedecisao #bolsadevalores #indicadoreseconomicos #oportunidadesdeinvestimento


FONTES:


  1. Qual é a relevância do cenário econômico nos investimentos?

Fonte: (https://blog.apprendafixa.com.br/financas/cenario-economico/)


  1. Será que o cenário econômico é importante na hora de investir?

Fonte: (https://www.btgpactualdigital.com/como-investir/artigos/coluna-andre-bona/sera-que)


  1. Cenário Global e Brasil, como eles impactam os investimentos?

Fonte: https://conteudos.xpi.com.br/economia/cenario-global-e-brasil-como-eles-impactam-o)

  1. Qual o cenário econômico atual e como ele impacta seus investimentos?

Fonte: (https://blog.genialinvestimentos.com.br/cenario-economico-atual/)


  1. Como o Cenário Econômico Afeta Seus Investimentos | com Leonardo Siqueira

Fonte: (https://www.youtube.com/watch?v=JJ9z3Eef_m0)


9 visualizações0 comentário