• Dapes Investimentos

Fundo Macro: o que é e o que representa para o mercado

Atualizado: 16 de ago. de 2021



Apresentado como uma das alternativas de fundos de investimento, o Fundo Macro vem ganhando relevância nos últimos anos, especialmente, para quem já investe e tem interesse em diversificar seu patrimônio com fundos diferentes. Vamos entender melhor essa modalidade?


O Fundo Macro tem como foco investimentos de médio e longo prazo, não se aplicando a operações curtas de modo geral. Entender o cenário econômico e realizar projeções sobre o que pode acontecer é a base dessa modalidade de investimento. A compra e a venda de ativos é feita visando a antecipação desse cenário, buscando por situações que aproveitem a projeção traçada para o futuro, necessitando de análises certeiras para garantir bons investimentos.


A sua base é a macroeconomia e, por este motivo, alguns indicadores econômicos são considerados na hora do investimento, como é o caso da taxa de juros, inflação, taxa de desemprego, câmbio entre outros.


Podemos dividir o Fundo Macro em duas principais categorias: trading e carregamento. O foco do Fundo Macro Trading passa a ser períodos mais curtos, mas com fatores de análise que não produzem resultados de forma tão breve assim. Já no Fundo Macro Carregamento, a orientação a ser seguida é a de longo prazo, principalmente em análises estruturais da economia do país. É importante ressaltar que ambos tentam superar o CDI e quanto maior o potencial de retorno, maior será o risco oferecido ao investidor, como em outros tipos de investimentos.


Uma das vantagens deste tipo de fundo é exatamente o fato do gestor considerar o cenário macroeconômico, diversificando o seu investimento por ser multimercado, e a forma pela qual as tomadas de decisões são feitas. Todo o cenário da economia deve ser levado em consideração, algo que nem sempre se faz prioritário em outros modelos de investimentos.


Em contrapartida, olhando para o outro lado da moeda, o Fundo Macro acaba sofrendo mais oscilações, pois fatores inesperados podem surgir e alterar a expectativa inicial para os resultados. Por isso, é de suma importância que a análise do perfil de cada investidor seja realizada criteriosamente antes de comprar cotas dessa modalidade e para alcançar bons resultados confiar em quem entende do assunto é um excelente caminho para se seguir.


Para entender se o Fundo Macro é uma boa alternativa para você, entre em contato com a nossa equipe pra gente te ajudar. E se esse artigo te ajudou de alguma forma, você pode compartilhá-lo e acompanhar outros conteúdos nas redes da Dapes Investimentos.


Fontes:


https://maisretorno.com/portal/termos/f/fundo-macro


https://comoinvestir.thecap.com.br/fundo-macro/


#FundoMacro #Multimercado #Macroeconomia



22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo