top of page
  • Foto do escritorDapes Investimentos

Tipos de Mercados

Atualizado: 20 de jul. de 2021



O mercado financeiro é onde as pessoas negociam dinheiro. Ele é responsável por fazer a ligação entre pessoas ou empresas que têm dinheiro e pessoas ou empresas que estão precisando desse dinheiro.


Existem algumas ramificações que dividem e classificam esses tipos de mercado em 4, são elas:


O mercado de crédito, a parte do sistema financeiro que trabalha com a concessão de crédito de curto, médio e longo prazo, entre pessoas e empresas.


O mercado de câmbio, parte do sistema financeiro que está relacionada com a troca de moedas de diferentes países.


O mercado monetário, componente do mercado que trabalha com a concessão de empréstimos de curto e curtíssimo prazo, atuando para manter a liquidez da economia e controle de pagamentos.


E o mercado de capitais, que está mais perto dos investidores e ligado diretamente à distribuição de valores imobiliários.


Neste artigo, você vai conhecer detalhadamente cada um deles para ampliar sua visão sobre o mercado financeiro. Boa leitura!


Mercado de crédito


O Mercado de Crédito é composto pelo conjunto de operações de curto prazo, médio ou aleatório.


É o mercado onde as companhias e governos emitem dívidas para investidores, seja através de debêntures, letras financeiras, bonds ou diversos outros tipos de ativos financeiros.


Às vezes, ele é chamado de “mercado de dívida” e também inclui dívidas securitizadas, como direitos creditórios e até mesmo os Credit Default Swaps, derivativos que funcionam como “seguro” para uma determinada dívida.


Participantes: bancos e instituições financeiras de crédito.

O que se negocia: todo e qualquer crédito - créditos ao consumo, contas a descoberto, crédito pessoal, empréstimos de curto prazo, cartão de crédito etc.

Função/objetivo: intermediação financeira. Canalizar os recursos entre os poupadores e os tomadores de recursos.


Mercado cambial


Mercado de câmbio é onde são negociadas moedas entre países, funciona basicamente como um comércio monetário global. Os agentes econômicos se baseiam em regras cambiais para vendedores e compradores que realizam a troca das moedas, chamadas de divisas.


Muitas operações são realizadas no mercado cambial, como pagamentos e recebimentos em moeda estrangeira, especulações, participação em processos e investimentos.


Participantes: bancos, agentes econômicos e entidades com autorização.

O que se negocia: troca de moedas estrangeiras por moeda nacional.

Função/objetivo: promover a conversão de divisas e entidades que realizam transações com o exterior.


Mercado monetário


O mercado monetário é um mercado de câmbio organizado para realização de financiamentos de curto ou curtíssimo prazo, onde os participantes podem emprestar e tomar empréstimos de títulos de dívida de alta qualidade e curto prazo com vencimento médio de um ano ou menos. É onde encontramos ativos como: títulos de tesouro, certificados de depósitos, hipotecas de curto prazo e etc.


Seu grande objetivo é permitir o controle sobre a liquidez monetária do país, além de ser um instrumento de atuação do governo por meio da emissão de títulos, implementação das políticas monetárias e controle inflacionário.


Os investimentos realizados no mercado monetário têm por característica oferecer uma excelente liquidez, algo necessário pensando a curtíssimo prazo, além de trazer maior segurança aos papéis.


Os investidores individuais que desejam lucrar com esse mercado podem investir por meio de sua conta bancária do mercado monetário ou de um fundo mútuo.


Participantes: bancos e outras entidades sujeitas à reserva de caixa.

O que se negocia: depósitos interbancários, bônus do tesouro, taxa de juros de curto prazo, etc.

Função/objetivo: proporcionar liquidez aos demais mercados.


Mercado de capitais


O mercado de capitais é voltado para a capitalização de empresas, impulsionando a atividade econômica e a geração de empregos.


Ele ajuda a canalizar os fundos excedentes dos poupadores para instituições que os investem para uso produtivo. É através dele que as empresas buscam recursos para financiar seus projetos.


E também é por meio do mercado de capitais que o investidor consegue investir nas empresas e comprar seus títulos de crédito privado, em troca de rentabilidade e de valorização do patrimônio.


Sendo uma das partes do sistema financeiro, esse mercado é formado principalmente por ações, debêntures e títulos de crédito privado.


Participantes: bolsa de valores, corretoras e instituições financeiras autorizadas.

O que se negocia: títulos mobiliários representativos do capital social das empresas, ações ou ainda empréstimos, direitos, derivativos, índices, moedas, matérias primas, metais preciosos, papéis comerciais etc.

Função/objetivo: Canalizar as poupanças (recursos financeiros) da sociedade para o comércio, a indústria e outras atividades econômicas, permitindo e promovendo a circulação de capital e o custeio do desenvolvimento econômico.


Ao olhar para os grandes mercados, podemos entender cada categoria apenas por sua natureza, o que nos informa imediatamente sobre seu nível de risco e retorno potencial.


Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre qual o melhor investimento pra você? Fale com um de nossos especialistas!


Compartilhe e acompanhe esses e outros conteúdos sobre o mercado financeiro através das redes da Dapes Investimentos.



tipos de mercados | mercado financeiro | mercado de crédito mercado de câmbio | mercado monetário | mercado de capitais


FONTES:


  1. O mercado de valores mobiliários


  1. Mercado Monetário


  1. Mercado de capitais: entenda o conceito


  1. O que é mercado de capitais e como ele funciona


  1. Mercado de Crédito


  1. Como funciona o Mercado de Crédito?

  1. Mercado cambial: você conhece os conceitos básicos e sabe como participar?


  1. Mercado de câmbio: o que é, como funciona e conceitos básicos



231 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page