top of page
  • Foto do escritorDapes Investimentos

Offshore: o que é uma e como investir nessa modalidade.


Você já se perguntou como abrir uma conta no exterior? Para isso você precisa criar uma offshore. É assim que são chamadas as sociedades ou contas bancárias abertas em outros países, ou seja, fora do local de domicílio do proprietário.


Em resumo, as offshores se tornam atrativas por oferecerem proteção de dados, possibilidade de participação no mercado global, realização de operações comerciais em outros países e os diversos benefícios fiscais e legais.


Continue a leitura e entenda mais sobre o que são e como funcionam. Boa leitura!


O que é offshore?


Offshore é um termo em inglês que significa situado “fora da costa” ou “fora do país de origem''.


O termo é habitualmente usado nos setores bancário e financeiro para descrever áreas onde as regulamentações são diferentes do lugar de origem.


O que é uma empresa offshore?


Uma empresa offshore nada mais é do que uma entidade que se localiza no exterior, sujeita a um regime legal diferente. Possuir uma empresa offshore é uma opção que pode ser usada legalmente para fazer negócios internacionais ou planejamento tributário.


Por exemplo, uma empresa opera no Brasil e seus funcionários também estão no país, mas os lucros são hospedados fora do território de origem do proprietário.


Os montantes de investimentos devem ser declarados à Receita Federal e ao Banco Central do Brasil.


As offshores estão sujeitas ao regime tributário do país onde estão e, para que o negócio seja vantajoso, estes países têm uma tributação que favorece a abertura de offshores, por isso eles são chamados de paraísos fiscais.


Paraísos fiscais e as offshore


Os chamados “paraísos fiscais”, são lugares onde existem privilégios tributários - considerados territórios com baixa ou nenhuma tributação.


Também são conhecidos como centros financeiros offshore (OFCs). Geralmente são jurisdições pequenas e de baixa tributação em locais remotos, como as ilhas do Caribe.


A agência tributária brasileira considera paraísos fiscais as jurisdições com uma alíquota tributária inferior a 20%.


Neles a alíquota de tributação é muito baixa e pode até chegar a zero, o que estimula que muitas empresas, investidores e empresários abram contas em países como Suíça, Ilhas Cayman e Panamá, por exemplo.


Os maiores paraísos fiscais privados do mundo


Esses são os 15 maiores paraísos fiscais do mundo, de acordo com um relatório de 2017 do Institute on Taxation and Economic Policy.⁠⁠⁣⁣


  1. Bermudas - Apresenta uma taxa de imposto corporativo de 0 por cento, bem como nenhum imposto de renda pessoal.

  2. Países Baixos (Netherlands, antiga Holanda) - O paraíso fiscal mais popular entre as 500 maiores da Fortune.

  3. Luxemburgo - Leis favoráveis ​​aos negócios.

  4. Ilhas Cayman - O país do mundo com maior privacidade para seu dinheiro.

  5. Singapura - Um dos países mais livres economicamente do mundo.

  6. Ilhas do Canal - Hospeda várias subsidiárias corporativas internacionais.

  7. Ilha de Man - Além dos benefícios fiscais — como a ausência de tributação corporativa — a Ilha de Man também é conhecida por oferecer grandes benefícios para sistemas de pensão e previdência.

  8. Irlanda - É frequentemente referida como um paraíso fiscal.

  9. Maurício - Imposto corporativo de 15%

  10. Mônaco - Não cobra imposto de renda de seus residentes

  11. Suíça - Considerada um centro financeiro popular para pessoas físicas e jurídicas.

  12. Bahamas - Paraíso fiscal importante, graças à ausência de imposto de renda corporativo e de imposto de renda retido na fonte.

  13. Malta - Enquanto a alíquota do imposto corporativo é de 35% para empresas locais, as corporações internacionais podem pagar menos de 5% em virtude. de brechas do sistema tributário de Malta e suas políticas de reembolso.

  14. Ilhas Virgens Britânicas - Não têm imposto de renda, imposto corporativo ou tributação sobre ganhos de capital.

  15. Hong Kong - Sua alíquota de imposto sobre as empresas é relativamente baixa, de 16,5%, e geralmente não há impostos sobre a renda de investimentos e ganhos de capital.

Quais as vantagens de uma offshore?


A liberdade cambial é uma das principais vantagens. É possível fazer transferências e investimentos em moedas diferentes do país de origem da empresa, como o dólar e o euro, que são moedas fortes.


Para as empresas, uma offshore é muito vantajosa, já que é uma forma de diminuir os tributos e aumentar os lucros nas transações internacionais. No caso das pessoas físicas, investir no exterior é uma boa opção para perfis de alta renda.


É uma ótima alternativa para quem deseja diversificar a carteira de investimentos ou acumular recursos em outras moedas. Você pode investir em títulos privados, ações, fundos, contas bancárias e também na variação cambial.


Para isso, o ideal é apostar em países cuja economia tenha uma carga tributária menor do que a do Brasil, assim você consegue bons rendimentos em moedas mais fortes no mercado internacional.


O Safra Invest - braço de investimentos do Banco Safra - é uma das instituições mais seguras e sérias para você fazer os seus investimentos em offshores. Saiba mais em www.dapesinvestimentos.com.br.


Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre as atualizações do mercado financeiro? Compartilhe e acompanhe esses e outros temas deste universo através das redes da Dapes Investimentos.



FONTES:

  1. Offshore: O que é Offshore e como funciona?


  1. O que é offshore e como os paraísos fiscais afetam a sua vida?


  1. Empresa Offshore: o que é e como funciona?

  1. Os 15 principais paraísos fiscais do mundo


  1. Entenda o que são e como funcionam empresas e contas 'offshore'


  1. Você sabe o que é uma offshore? Entenda as características desse tipo de empresa


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page