• Dapes Investimentos

O que é mercado de capitais e como ele funciona.

Atualizado: 16 de ago. de 2021



O mercado de capitais pode ser considerado o lugar onde várias entidades, como instituições, governos e investidores negociam instrumentos financeiros de longo prazo.


Este termo amplo abrange mercados de ações públicos (incluindo mercados de ações e títulos), mercados de dívida e mercados privados.


Os mercados de capitais são uma parte crítica da economia que permite o fluxo de capital entre investidores e empresas que precisam de financiamento para operar e crescer.


Neste artigo, você vai entender em detalhes o que é o mercado de capitais, como ele funciona, quais ativos são negociados nele e muito mais. Boa leitura!


O que é mercado de capitais?


O mercado de capitais é voltado para a capitalização de empresas, impulsionando a atividade econômica e a geração de empregos.


Ele ajuda a canalizar os fundos excedentes dos poupadores para instituições que os investem para uso produtivo. É através dele que as empresas buscam recursos para financiar seus projetos.


Sendo uma das partes do sistema financeiro, esse mercado é formado principalmente por ações, debêntures e títulos de crédito privado.


Os mercados de capitais apresentam basicamente dois tipos de títulos - títulos de capital e títulos de dívida. Ambos são formas de investimento que oferecem aos investidores retornos e riscos diferentes, fornecendo aos usuários capital com obrigações diferentes.


  • Títulos de ações - Os títulos de capital são negociados na bolsa de valores e são essencialmente ações de propriedade de uma empresa ou empreendimento. Quando você possui títulos patrimoniais de uma empresa, você essencialmente possui uma parte dessa empresa e tem direito a ganhos futuros que a empresa passe a gerar.


No entanto, o dinheiro que você investe em ações não precisa ser devolvido pela empresa.

  • Títulos de dívida - Os títulos de dívida são negociados no mercado de títulos e podem vir na forma de títulos ou notas. Eles representam essencialmente o empréstimo de dinheiro que será reembolsado em uma data posterior com juros.

Esses títulos podem ser comprados e vendidos em dois tipos de mercados:

  • O mercado primário, em que uma empresa emite diretamente os títulos em troca de capital.

  • O mercado secundário, no qual detentores de títulos negociam com outros investidores em uma transação separada da companhia emissora.

Quais mercados estão incluídos nos mercados de capitais?


Os mercados de capitais incluem mercados de ações (como a Bolsa de Valores), mercados de derivativos (incluindo opções, futuros e swaps), câmbio estrangeiro, mercados de títulos, mercados de títulos de dívida e mercados privados (incluindo ativos alternativos, como capital de risco, capital privado, ativos reais, etc.).


Como funciona?


Esse mercado é composto por empresas e investidores. A empresa tem necessidade de investir, precisando de capital para expandir seu negócio e seus projetos. Já o investidor, é aquele que tem o dinheiro para realizar esse investimento. O mercado de capitais, então, une os dois interesses.


Na prática, esse mercado estimula as pessoas a investirem em busca de bons resultados e sua principal função é distribuir títulos (ou ativos) das empresas entre os investidores.


A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é o órgão que fiscaliza o mercado de capitais. Os ativos negociados nesse mercado são de renda variável, resultando em um risco maior, pois estão mais sujeitos a oscilações.


Para você que deseja investir, é importante buscar um ambiente de negociação que seja confiável e transparente.


Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre qual o melhor investimento pra você? Fale com um de nossos especialistas!


Compartilhe e acompanhe esses e outros conteúdos sobre o mercado financeiro através das redes da Dapes Investimentos.


#mercadodecapitais #mercadofinanceiro #bolsadevalores #ações #títulos #mercadoprimario #mercadosecundario


FONTES:


  1. https://blog.clear.com.br/mercado-de-capitais/

  2. https://www.investidor.gov.br/SemanaENEF/2017/2017_05_11-RiodeJaneiro-OqueeoMercadodeCapitais-CVMRJ.pdf

  3. https://www.youtube.com/watch?v=wm7VmGxmqRU

  4. https://blog.magnetis.com.br/mercado-de-capitais/

  5. https://www.capitalresearch.com.br/blog/investimentos/o-que-e-mercado-de-capitais/

  6. https://blog.toroinvestimentos.com.br/mercado-de-capitais-o-que-e





11 visualizações0 comentário