top of page
  • Foto do escritorDapes Investimentos

GameStop & Short Squeeze

Se você acompanha as notícias do mercado financeiro, com certeza deve ter ao menos ouvido falar sobre a quebra de um fundo de investimento americano a partir de um dos maiores fóruns virtuais do mundo, o Reddit.


Aconteceu que, em Janeiro deste ano, uma grande pressão elevou o preço das ações da GameStop para quase US $500 em duas semanas, levando a uma perda de 50% para um fundo chamado Melvin Capital, que estava apostando na queda das ações.


Depois do caos no mercado de ações em torno da Gamestop, muitos ainda não entenderam do que se tratava. Continue a leitura e entenda mais!


Gamestop


A GameStop é uma rede de lojas de consoles e jogos de videogame. Considerada a maior do mundo nesse universo, possui mais de cinco mil lojas espalhadas em dez países.


Atualmente, o modelo de negócios deles se tornou um tanto quanto ultrapassado, em razão da migração do movimento de consumo para as lojas virtuais e plataformas de streaming.


Reddit


O Reddit é considerado um dos maiores caldeirões da cultura da internet e a maior comunidade de fóruns dos EUA, fundada em 2005 por Steve Huffman e Alexis Ohanian.


Atualmente, a rede conta com mais de 52 milhões de usuários por dia, mais de 100 mil comunidades e mais de 50 bilhões de visualizações de página por mês.


Na rede, os usuários costumam abrir fóruns e promover votações sobre acontecimentos relevantes, abrindo a discussão de qual deles é o mais “importante” no momento. Essas interações acontecem por meio de links externos, com o tema do assunto, iniciando assim a discussão em torno dele.


O que é operação vendida (Short)?


A palavra “short”, em inglês, significa “curto”. Também significa “estar em falta” ou “estar devendo”. É nesse contexto que a palavra short é usada no mundo das finanças.


Realizar uma venda a descoberto, operar vendido ou até mesmo “ficar short” ou “shortear” um ativo, consiste em vender um ativo que você não possui em carteira, comprando, posteriormente a um preço menor.


O objetivo desta operação é auferir lucro com a queda do ativo.


O que é short squeeze?


O short squeeze é um tipo de dinâmica no mercado financeiro que provoca a valorização de algum ativo de forma muito significativa. Ou seja, há um aumento súbito do seu valor.


Acontece quando uma ação ou outro ativo sobe acentuadamente, obrigando investidores ou corretores que possuíam posições vendidas a comprar as ações/ativos para evitar perdas ainda maiores.


É por isso que é denominado "short squeeze", pois ao fechar várias posições vendidas ao mesmo tempo geram uma subida repentina e um aperto nos seus rendimentos. Os investidores que são vendidos a descoberto (shorts) são espremidos (squeeze) por uma pressão compradora muito forte, que faz com que os preços comecem a subir.


Os vendedores a descoberto tomam emprestadas ações de uma empresa que acreditam que cairá de preço, e as vendem no mercado, na esperança de recomprar essas mesmas ações depois que o preço, de fato, cair. Se correto, eles devolvem as ações emprestadas e ficam com a diferença entre o preço emprestado e o preço comprado. Se errados, eles são forçados a comprar por um preço mais alto e pagar a diferença entre o preço do empréstimo e o preço de compra.


Um short squeeze também pode ocorrer pela falta de papéis para aluguel de determinada empresa, tendo que os shorts também comprarem para poder encerrar as operações.


O que aconteceu?


As ações da GameStop não andavam muito bem, se tornando então um grande alvo de operações em short – ou seja, fundos apostando que suas ações caíssem ainda mais no futuro.


Diante desse cenário e com o modelo da empresa considerado ultrapassado, alguns investidores institucionais perceberam que a ação tinha tendência a cair nos próximos meses.


Através do Reddit, um dos maiores fóruns da internet, um grupo de investidores resolveu começar uma “brincadeira”, incentivando publicamente a compra de ações da GameStop, provocando a valorização abrupta do ativo, através de um “short squeeze”.


A ação subiu 92% no primeiro dia e os fundos começaram a ter perdas grandes com isso. Obrigando muitos a recomprar as ações para encerrar suas posições vendidas e cortar as perdas, já que, seguindo as diretrizes da bolsa americana, é obrigatório o depósito de parte do valor das ações, como uma espécie de garantia, para os que operam em short.


O investidor comum, então, precisa saber muito bem o que está fazendo antes de entrar vendido a descoberto em uma ação. Esse tipo de operação pode apresentar inúmeros prejuízos, visto que uma ação pode se valorizar mais de 100%, obrigando o investidor "short" a recomprar a ação para poder encerrar sua operação.


Para acompanhar esses e outros conteúdos sobre investimentos acesse: www.dapesinvestimentos.com.br


Fontes:


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page