top of page
  • Foto do escritorDapes Investimentos

Dividendos: o que são e quando são pagos?

Atualizado: 20 de jul. de 2021


Dividendo se refere a uma recompensa, em dinheiro ou não, que uma empresa dá aos seus acionistas. Podem ser emitidos de várias formas, como pagamento em dinheiro ou ações.


O dividendo de uma empresa é decidido por seu Conselho de Administração e requer a aprovação dos acionistas.


No entanto, não é obrigatório que uma empresa pague dividendos. Pois ele é uma parte do lucro que a empresa compartilha com seus acionistas.


Neste artigo, respondemos à pergunta: "o que são e como funcionam os dividendos?" e “qual papel eles desempenham no mercado financeiro?”.


O que são e como funcionam os dividendos?


Resumidamente, os dividendos, são partes dos lucros que são gerados por uma empresa e distribuídos aos seus acionistas como uma forma de remuneração.


Quando uma pessoa compra ações de uma empresa, ela passa a ser considerada sócia do negócio – popularmente chamado de acionista.


Quando alguém se torna um acionista, passa a ter o direito de receber parte do lucro líquido da empresa. Essa distribuição acontece por meio dos dividendos. Quanto mais papéis de uma companhia o investidor tiver, maior será a remuneração com dividendos.


Eles podem ser emitidos de várias formas, como pagamento em dinheiro, ações ou qualquer outra forma. O dividendo de uma empresa é decidido por seu Conselho de Administração e requer a aprovação dos acionistas. No entanto, não é obrigatório que uma empresa pague dividendos.


Quando um dividendo é declarado, ele será pago em uma determinada data, conhecida como data de pagamento.


O valor é determinado por ação e deve ser pago igualmente a todos os acionistas da mesma classe. O pagamento deve ser aprovado pelo Conselho de Administração.


Etapas de como funciona:

  1. A empresa gera lucros.

  2. A equipe de gestão decide se é o momento de pagar os dividendos aos acionistas ou de reinvesti-los.

  3. Acontece a aprovação do Conselho Administrativo.

  4. A empresa anuncia o dividendo e seu valor, data de pagamento e de registro.

  5. O dividendo é pago aos acionistas.

Tipos de dividendos


Existem vários tipos de dividendos que uma empresa pode pagar aos seus acionistas. Abaixo está uma lista e uma breve descrição dos tipos mais comuns.


Os tipos incluem:

  • Dinheiro - é o pagamento em dinheiro real da empresa diretamente aos acionistas, sendo o o tipo mais comum.

  • Ações - são dividendos pagos aos acionistas através da emissão de novas ações, baseado na quantidade de ações da empresa que o investidor já tenha.

  • Ativos - uma empresa não se limita a pagar distribuições aos seus acionistas na forma de dinheiro ou ações. Esta também pode pagar outros ativos, como títulos de investimento, ativos físicos e imóveis, embora não seja uma prática comum.

  • Especial - é pago fora da política normal das empresas, podendo ser trimestral, anual, etc.

  • Outros - outros tipos de ativos financeiros menos comuns podem ser pagos na forma de dividendos, como opções, garantias, ações em uma nova empresa cindida, etc.


Quando os dividendos são pagos?


Os dividendos devem ser declarados (ou seja, aprovados) pelo Conselho de Administração da empresa sempre que forem pagos. Existem quatro datas importantes a serem lembradas em relação aos dividendos.

  • Data da declaração: A data da declaração é o dia em que o Conselho de Administração anuncia sua intenção de pagar um dividendo. Na data da declaração, o Conselho também anunciará uma data de registro e uma data de pagamento.


  • Data de registro: A data de registro é a data em que uma empresa analisa seus registros para determinar exatamente quem são seus acionistas - um investidor deve ser um “titular registrado” para receber um pagamento de dividendos.


  • Data ex-dividendo: A data ex-dividendo de uma ação é a data mais importante a ser considerada pelos investidores em dividendos. Para receber o próximo dividendo de uma ação, o investidor deve comprar ações antes da data ex-dividendo.


  • Data de pagamento: é a data em que o dividendo será efetivamente entregue aos acionistas da empresa.


Quais as vantagens de investir em dividendos?


Os dividendos são vistos como uma alternativa de investimento para quem quer viver de renda e aumentar o seu patrimônio de forma mais simples, prática e de modo constante.


Confira algumas vantagens de investir em ações pagadoras de dividendos:


  1. Até a presente data, o recurso proveniente dos dividendos é pago com isenção do imposto de renda.

  2. Fonte de renda passiva mais frequente.

  3. Mais liquidez para reinvestir em novas organizações ou para consumo próprio.

  4. Se reinvestir, você ganha exponencialmente com os juros compostos (juros sobre juros).


Lembre-se, sua tolerância ao risco, seu prazo de investimento e suas necessidades de receita determinarão a porcentagem da carteira a ser alocada para uma estratégia de dividendos.


Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre qual o melhor investimento pra você? Fale com um de nossos especialistas!


Compartilhe e acompanhe esses e outros conteúdos sobre o mercado financeiro através das redes da Dapes Investimentos.



dividendos | dividendo | mercado financeiro | bolsa de valores | renda variável | investimentos | renda passiva | investidor | ibovespa | renda fixa


FONTES:


  1. Dividendos: o que são? Dá para viver disso?


  1. O que são dividendos e como ganhar dinheiro com eles?


  1. Dividendos: o que são e como o dinheiro chega ao seu bolso?


  1. O que são dividendos?


  1. O Que São Dividendos e Como Viver de Renda de Forma Prática



25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page