• Dapes Investimentos

Vieses comportamentais: entenda como influenciam nas suas tomadas de decisões no mercado financeiro.

Atualizado: 1 de out. de 2021

Constantemente estamos frente a situações que nos exigem fazer escolhas e tomar uma decisão, portanto, não é de se espantar que o nosso cérebro tenha desenvolvido maneiras de aperfeiçoar a tomada de decisão em nossa vida.


Sabemos que uma escolha mal sucedida pode acarretar sérios prejuízos para quem está investindo e independentemente de quão disciplinadas, muitas pessoas ainda tomam decisões financeiras que são influenciadas por atalhos comportamentais que as levam a agir com base nas emoções e cometer erros no processamento de informações.


Segundo a CVM, Comissão de Valores Mobiliários, esses erros ocorrem de forma sistemática e previsível, em determinadas circunstâncias, e são chamados de vieses e heurísticas, regras de bolso (ou atalhos mentais) que agilizam e simplificam a percepção e a avaliação das informações que recebemos.


Continue a leitura e entenda mais sobre os vieses do investidor e como eles influenciam na sua tomada de decisão ao investir.


Boa leitura!


O que são vieses?


Os vieses comportamentais, ou atalhos mentais, estimulam e simplificam a tomada de decisão, podendo acarretar em sérios erros de percepção. São os vieses financeiros comportamentais que explicam por que nem sempre tomamos decisões financeiras racionais.


Esse desvio sistemático pode levar a desvios de lógica e decisões irracionais, nos fazendo agir na emoção na hora de escolher o melhor momento para comprar ou vender uma ação, por exemplo.


Por um lado, simplificam o trabalho de tomar decisões; mas, por outro, aumentam as chances de induzir a erros de percepção.


Quais são os principais vieses?

  • Viés da ancoragem

O viés da ancoragem faz com que uma informação inicial tenha um maior peso na tomada de decisão ou no julgamento de todos os processos seguintes. Isso porque a primeira impressão geralmente possui maior peso nas escolhas.


Nos investimentos, esse viés é observado na tendência de acreditar que uma ação está barata simplesmente porque caiu consideravelmente.

  • Aversão à perda

Esse viés considera que o medo da perda motiva mais a ação do que a euforia em ganhar.


Nos investimentos, esse viés pode ser observado ao vender uma ação no fundo, ignorando o racional e se deixando levar pelo medo.

  • Viés de confirmação

Descreve a tendência que temos de buscar apenas informações que comprovem nossas próprias convicções e ignorar as que contradigam nossas crenças.


Nos investimentos, esse viés é observado na tendência de adotar uma ação e visualizar apenas os pontos que são favoráveis ao negócio.


Como os vieses afetam na hora de investir?

.

O objetivo de aprender sobre as ilusões cognitivas e sua influência no processo de tomada de decisão é reconhecer as situações em que cada erro particular pode se manifestar.


Importante perceber qual comportamento você costuma exercer nas suas decisões, a fim de correr cada vez menos riscos desnecessários, e agir de forma mais consciente nas decisões de investimentos.


Se aprofundar sobre essas ilusões e entender quais são os os parâmetros para o processo decisório pode minimizar os equívocos no processo de alocação de ativos e, por consequência, melhorar a performance dos investidores.


O investidor que identifica suas próprias limitações e dimensiona os riscos existentes estará mais apto a investir e sobreviver ao mercado financeiro.


Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre as atualizações do mercado financeiro? Compartilhe e acompanhe esses e outros temas deste universo através das redes da Dapes Investimentos.


#financascomportamentais #vieses #viesescomportamentais #atalhosmentais #viesescognitivos #psicologiafinanceira


finanças comportamentais | vieses | vieses comportamentais | atalhos mentais | vieses cognitivos | psicologia financeira


FONTES:


1. 8 vieses comportamentais e como eles afetam as decisões de investimento

Fonte: (https://smarttbot.com/trader/vieses-comportamentais-na-decisao-de-investimento/)


2. Vieses Comportamentais e as Más Decisões de Investimentos

Fonte: (https://comoinvestir.thecap.com.br/o-que-sao-vieses-comportamentais-do-investidor/)


3. 10 vieses comportamentais que prejudicam seus investimentos

Fonte: (https://maisretorno.com/portal/economia-comportamental-vieses-investimentos)


4. 4 vieses do comportamento do investidor

Fonte: (https://www.financaspraticas.com.br/investir/como-investir-meu-dinheiro/comportamento-do-investidor/4-vieses-do-comportamento-do-investidor)


5. Economia Comportamental: Os 12 Vieses Emocionais

Fonte: (https://www.youtube.com/watch?v=kUfGJfl1Lwk)


6. Vieses Cognitivos: Evite As Armadilhas Que Nossa Mente "Nos Empurra"

Fonte: (https://www.youtube.com/watch?v=j7xyVFRs46U)



13 visualizações0 comentário