• Dapes Investimentos

ESG: as 3 letras que estão mudando os investimentos e prometem mudar o mundo


ESG é um dos temas mais comentados do momento no mundo dos investimentos e promete ganhar ainda mais força nos próximos anos.


Os investimentos ESG estão diretamente ligados à sustentabilidade, eles estão associados às formas que uma empresa busca para minimizar seus impactos no meio ambiente e também pode ser usado para investimentos com critérios de sustentabilidade.


As empresas estão cada vez mais engajadas em adotar práticas sustentáveis e os investidores estão atentos às ações que elas realizam nesse sentido.


Neste artigo, entenda a importância por trás dos investimentos sustentáveis e como eles estão mudando o mercado financeiro pelo mundo. Boa leitura!


  1. O que é?

  2. Como funciona o investimento ESG?

  3. O que torna uma empresa ESG?

  4. ESG no Brasil e no mundo

  5. Vantagens de investir em ESG

O que é?


ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance, em português, Ambiental, Social e Governança (ASG).


ASG significa usar fatores ambientais, sociais e de governança para avaliar empresas e países sobre o quão avançados estão em relação à sustentabilidade. Ele mostra o quanto as empresas estão preparadas para crises e impactos socioambientais.


Uma das bases que fundamentam o ESG é o Pacto Global para o desenvolvimento sustentável integral.


Como funciona o investimento ESG?


Quando alguém investe em ESG significa que está investindo em empresas com um alto grau de responsabilidade ambiental e social.

  • Meio Ambiente - Que tipo de impacto uma empresa tem no meio ambiente? Isso pode incluir a pegada de carbono de uma empresa, produtos químicos tóxicos envolvidos em seus processos de fabricação e esforços de sustentabilidade que compõem sua cadeia de suprimentos.

  • Social - Como a empresa melhora seu impacto social, tanto dentro da empresa quanto na comunidade em geral? Os fatores sociais incluem tudo, desde igualdade LGBTQIA+, diversidade racial tanto na diretoria quanto na equipe em geral, e programas de inclusão e práticas de contratação.

  • Governança - Como o conselho e a administração da empresa geram mudanças positivas? Governança refere-se a um conjunto de regras ou princípios que definem direitos, responsabilidades e expectativas entre as diferentes partes interessadas na governança de empresas.

ESG no Brasil e no mundo


O cenário de investimentos ESG no Brasil e no mundo ainda estão distantes se comparados. Enquanto no Brasil a implementação de investimentos ESG está apenas começando, o mercado internacional segue em outro ritmo.


Segundo dados da ANBIMA, divulgados no ano passado, apenas 11% das empresas contam com uma área específica para avaliar investimentos ESG e apenas 20% dos gestores possuem política específica para tratamento de investimento responsável, de acordo com uma pesquisa da Associação realizada em 2018.



O mercado internacional está em outro patamar. A expectativa é que, nos próximos anos, os investimentos sustentáveis sejam o tipo mais representativo na Europa.


Atualmente, isso já acontece em países como Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão.


Vantagens de investir em ESG


Vantagens para os investidores:

  1. Menor risco

  2. Maior transparência

  3. Propósito: você investe no que acredita

Vantagens para empresas:

  1. Os ativos são mais valorizados

  2. Melhor acesso de crédito

  3. Maior reputação

  4. Maior engajamento dos colaboradores

Vantagens para a sociedade:

  1. A melhoria das condições ambientais, sociais e econômicas.

O investidor ESG acredita que uma empresa que não trabalha essas questões têm uma maior tendência a não prosperar em médio e longo prazo.


Por esse motivo, investidores estão aplicando cada vez mais esses fatores não financeiros como parte de seu processo de análise para identificar riscos materiais e oportunidades de crescimento.


Garantir que suas escolhas de investimento estejam alinhadas com suas prioridades é um motivo para buscar investimentos ESG.


Se você tem interesse em expor sua carteira às vantagens do ESG, é possível fazer isso por meio dos fundos de investimento.


Quer conhecer mais sobre esse tipo de investimento e como você pode investir nele? Converse com um de nossos assessores.


Gostou do conteúdo e quer saber mais atualizações sobre o mercado financeiro? Compartilhe e acompanhe esses e outros conteúdos sobre o mercado através das redes da Dapes Investimentos.


#esg #investimentossustentaveis #fundosesg #meioambiente #social #governanca


FONTES:


1. Investimentos sustentáveis: saiba o que são e como funcionam os fundos ESG!

Fonte: https://www.btgpactualdigital.com/como-investir/artigos/investimentos/fundos-esg


2. Você sabe mesmo o que é o investimento ESG?

Fonte:https://www.infomoney.com.br/economia/voce-sabe-mesmo-o-que-e-o-investimento-esg-presidente-da-national-geographic-explica/


3. O que é ESG?

Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=_md4Qbj7Gpgc


4. MSCI: ESG: da teoria à prática das empresas | WEBINAR feat B3 e Mercado Livre

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=zsF9IUSIb7Q


5. O que é ESG e por que sua empresa deveria se importar com isso

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=bIii1TTET0Y


6. ESG – O que essa sigla significa e por que ela é tão importante para as empresas?

Fonte: https://app.startse.com/artigos/esg-o-que-essa-sigla-significa-e-por-que-ela-e-tao-importante-para-as-empresas


7. Tudo o que você precisa saber sobre ESG

Fonte: https://galiciaeducacao.com.br/esg-tudo-o-que-voce-precisa-saber/

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo