• Dapes Investimentos

As mudanças na jornada de quem investiu no último ano, em meio a pandemia.


Em 2020, a pandemia do Coronavírus mudou o hábitos das pessoas, provocou perda de renda para uma grande parte da população e levou outra parcela a gastar menos.


O número de investidores caiu pela primeira vez em quatro anos, segundo a 4ª edição da pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro feita pela ANBIMA em parceria com a Datafolha. Além disso, pela primeira vez, a poupança perdeu adeptos, enquanto todos os outros produtos financeiros foram mais utilizados.


O ano de 2020 também foi marcado por um cenário de juros baixos, que perdurou ao longo de todo o ano e estimulou a migração para produtos financeiros mais arriscados, contribuindo para o aumento de conhecimento sobre esses investimentos.


A seguir, confira outras mudanças significativas para quem investiu no último ano. Boa leitura!


Educação financeira


Além das questões sanitárias e de saúde, um dos grandes reflexos que a pandemia trouxe para a sociedade foi a importância e a necessidade de investir dinheiro.


Muitas pessoas resolveram se aprofundar e buscar informações sobre educação financeira, superando o medo de investir e tornando a Bolsa de Valores uma alternativa cada vez mais comum.


Segundo a pesquisa “A Descoberta da Bolsa Pelo Investidor Brasileiro”, realizada pela B3, entre maio de 2019 e novembro de 2020, o número de novos investidores na bolsa passou de 1 milhão para 3,2 milhões.


A pesquisa também mostra que 38% investiram para aprender e aplicar em outras modalidades de investimento, 33% para aplicar mais rentabilidade e 11% entraram por conta da baixa remuneração da poupança.


Juros baixos


Um dos grandes fatores que motivaram e trouxeram novos investidores para a Bolsa em 2020 foi a consistente queda na taxa de juros, motivando a busca por diversificar em outras aplicações além da poupança.


Os avanços das tecnologias mobile


Diante de um cenário de pandemia, o mercado financeiro se transformou aceleradamente no último ano. Serviços como cashback, PIX e QR Code se popularizaram e transformaram a forma como o brasileiro se relaciona com o dinheiro, além da entrada de players digitais que modificou a forma de atender o cliente.


De acordo com um estudo feito pela Boston Consulting Group, empresas que combinam investimentos em tecnologia e o uso da tecnologia no dia a dia apresentaram maior desempenho durante a pandemia em 2020.


Perfil do investidor brasileiro


A pesquisa “A Descoberta da Bolsa Pelo Investidor Brasileiro” destaca que o perfil do novo investidor, que chegou à bolsa de valores durante a pandemia, tem um grande potencial de amadurecimento pela busca por mais informações e aprendizado, maior diversificação e apetite a risco.


Ela ainda desmistifica a ideia de que a bolsa é só para quem tem muito dinheiro. Prova disso é que 56% das pessoas têm renda mensal de até R$5.000 e o valor do primeiro investimento das pessoas físicas caiu 58%, saindo de R $1.916,00 em outubro de 2018, para R$ 660,00, em outubro de 2020.


O Safra Invest - braço de investimentos do Banco Safra - é uma das instituições mais seguras e sérias para você fazer os seus investimentos em offshores. Saiba mais em www.dapesinvestimentos.com.br.


Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre as atualizações do mercado financeiro? Compartilhe e acompanhe esses e outros temas deste universo através das redes da Dapes Investimentos.


#investimentos #educaçãofinanceira #jurosbaixo #tecnologiamobile #perfildoinvestidorbrasileiro


FONTES:


  1. Raio X do investidor brasileiro

Fonte: (https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/43228/1627416739RaioX_Investior-4edicao-27-07.vAtual.pdf)


  1. Pandemia aumenta o interesse em investir dinheiro; entenda comportamento

Fonte: (https://www.consumidormoderno.com.br/2021/03/26/pandemia-interesse-investir-dinheiro-entenda-comportamento/)


  1. Jornada do investidor deve começar pelo conhecimento

Fonte: (https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,jornada-do-investidor-deve-comecar-pelo-conhecimento,70003691390)

  1. B3 divulga estudo sobre os 2 milhões de investidores que entraram na bolsa entre 2019 e 2020

Fonte: (https://www.b3.com.br/pt_br/noticias/investidores.htm)


  1. Ações: a Jornada do Investidor na Bolsa em 2021

Fonte: (https://br.investing.com/analysis/acoes-a-jornada-do-investidor-na-bolsa-em-2021-200439285)



12 visualizações0 comentário