• Dapes Investimentos

Ações preferenciais e ordinárias


Uma ação nada mais é do que a menor fração do capital social de uma empresa e,

os títulos emitidos por elas, são colocados à venda na Bolsa de Valores.


Todo investidor que compra uma ação, está comprando um pedaço dessa empresa. Elas abrem o seu capital para que qualquer investidor possa comprar suas ações e, assim, conseguir adquirir mais recursos para investir em si próprio ou em um novo projeto.


As ações podem ser divididas em duas categorias: ações ordinárias e preferenciais.

Na primeira, o investidor tem direito ao voto nas assembleias de acionistas,

enquanto na segunda, ele tem prioridade na hora de receber remunerações.


Toda ação na bolsa é identificada por um código, com base em um padrão de

números e letras, que vão ajudar a identificar uma empresa e o tipo de ação

correspondente ao código.


Como por exemplo ITUB4, código que representa a ação do banco Itaú. Ou VALE3, código de ações da empresa Vale do Rio Doce.


No artigo de hoje, entenda mais sobre os tipos de ações, a diferença entre eles e qual a melhor opção para investir.


Ações preferenciais e ações ordinárias


Existem basicamente duas formas de se tornar sócio de uma empresa no Brasil, comprando ações ordinárias ou preferenciais.


Quando o investidor compra ações ordinárias - também chamadas de ON -, ele

tem direito de voto nas assembleias para decidir os passos da empresa. Dessa forma, quanto mais ações ordinárias, tanto os votos quanto à participação nos lucros, passam a ter mais peso na hora dos direcionamentos administrativos dessa companhia.


Esse tipo de ação pode ser reconhecida pelo número 3 no final do seu código de negociação. Um exemplo é a VALE3, ação ordinária da Vale do Rio Doce.


Já as ações preferenciais - ou PN -, são aquelas em que o acionista não tem

preferência no momento dos votos, mas recebe os lucros antes dos acionistas

que possuem ações ordinárias em carteira.


Essas ações terminam em 4 ou 8 no final do seu código de negociação, como por exemplo, uma Banco Itaú que recebe o código de ITUB4.


Units


Além das ações ordinárias e preferenciais existe uma terceira variação, que ainda tem menos repercussão no Brasil e é pouco negociada no país. São compradas com a finalidade de aumentar a liquidez e influenciar no aumento da valorização de uma empresa na bolsa.


As units nada mais são do que a união entre ações ordinárias e preferenciais. Ao comprar uma unit, o investidor está comprando ambas as ações.


Trata-se de um certificado de depósito de ações, possibilitando ao investidor um arranjo de ações ordinárias e preferenciais e seus benefícios.


Principais diferenças


A principal diferença entre as ações ordinárias e preferenciais é o direito a voto e a

participação maior nos rumos da companhia.


Em resumo, as ações ON dão direitos de participação nas assembleias. No entanto,

há de se atentar que esta participação será proporcional a quantidade de ações que

o investidor tem em carteira.


No caso das preferenciais, se por acaso a empresa estiver enfrentando ou avistando uma possível quebra, além do reembolso do capital, caso essa empresa venha à falência, quem detém essas ações, têm preferência também em receber o que “sobrar”. Os acionistas preferenciais acabam tendo essa vantagem por não possuir direito a voto e são compensados com esse benefício.


As PNs também possibilitam ao investidor uma capacidade maior para conseguir comprar e vender, por conta de existirem muito mais ações preferenciais sendo negociadas, gerando uma liquidez muito maior.


Vantagens e desvantagens


As ações ordinárias dão direitos de participação aos acionistas, mas é algo que só terá importância se o investidor tiver uma quantidade de ações relevante. O que também se aplica à participação nos lucros.


Outro ponto sobre as ações ordinárias é o “tag along”, uma forma de proteção para os acionistas majoritários de uma empresa da Bolsa de Valores em caso de uma mudança no controle da empresa. O acionista tem o direito de receber pelo menos 80% do valor oferecido pelo interessado no negócio.


Já as ações preferenciais têm a garantia de um dividendo fixo, uma das vantagens que diferem as ações preferenciais das ordinárias.


Outra característica das PNs é que são chamadas de exigíveis. Significa que em qualquer momento e por qualquer motivo, a empresa tem o direito de comprá-las de volta dos seus acionistas. Então, quem possui papéis PN pode ser considerado um dono temporário das cotas da empresa, já quem possui ações ON são, de fato, um sócio da companhia.


Qual melhor opção?


Antes de buscar a melhor opção de ações, o investidor deve estar por dentro e entender as características de cada uma e os seus diferentes tipos.


Cada investidor tem uma finalidade para determinadas ações. Então, é necessário pontuar quais os objetivos antes de investir em alguma. É preciso ter em mente se esses objetivos são de curto ou longo prazo e quais os benefícios e riscos a se assumir em cada uma delas.


Também é importante estar por dentro dos valores das ações e saber quanto estão pagando de dividendos. Além das regras que cada empresa pode apresentar.


Resumindo, o investidor pode escolher aquela ação que mais faz sentido dentro da

sua estratégia de investimentos. Ponderar entre a liquidez, o direito ao voto, remunerações e dividendos, quais podem se encaixar melhor dentro da sua estratégia.


Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre qual o melhor investimento pra você? Fale com um de nossos especialistas!


Compartilhe e acompanhe esses e outros conteúdos sobre o mercado financeiro através das redes da Dapes Investimentos.


#acoes #acoespreferenciais #acoesordinarias #units #certificadodedeposito #on #pn


FONTES:


  1. https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/12/11/acoes-preferenciais-e-ordinarias-diferencas-entre-on-e-pn-como-escolher.htm

  2. https://conteudos.xpi.com.br/aprenda-a-investir/relatorios/acoes-ordinarias/#:~:text=A%C3%A7%C3%B5es%20ordin%C3%A1rias%20garantem%20poder%20de,momento%20do%20pagamento%20de%20dividendos.

  3. https://gorila.com.br/gorilando/artigos/entenda-a-diferenca-entre-acoes-preferenciais-e-ordinarias/?gclid=Cj0KCQjws-OEBhCkARIsAPhOkIaxddnfpQPT1cauQb5CrWLYr5FBQLYQmXQFiqZKqfutWRavHInPXMEaArLoEALw_wcB

  4. https://www.suno.com.br/artigos/o-que-sao-acoes-ordinarias-preferenciais-e-units/

  5. https://www.diariodeinvestimentos.com.br/units-acoes-com-o-final-11/

  6. https://comoinvestir.thecap.com.br/diferenca-entre-acoes-preferenciais-ordinarias-units/

  7. https://www.youtube.com/watch?v=PT0S1qLjmUQ

5 visualizações0 comentário